O Sicoob Aracoop é um dos indicados ao Prêmio José Costa 2020, realizado pelo jornal Diário do Comércio e Fundação Dom Cabral, na categoria Produção Responsável e Competitividade pelo desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Tilápia na cidade de Morada Nova de Minas. Em parceria com o Sistema Ocemg, Sebrae Minas e Bancoob, foi possível alavancar uma iniciativa com o propósito de organizar, profissionalizar e incrementar a atividade na cidade, que corresponde a 70% da renda local.

O município de Morada Nova de Minas possui cerca de 8 mil habitantes, localizado na região Central do Estado, onde a tilapiacultura baseia-se, majoritariamente, no Lago de Três Marias. Em média, 1.200 toneladas de Tilápia são produzidas por mês no local, por meio do trabalho 46 pequenos produtores, envolvendo ainda quatro frigoríficos, duas graxarias e um produtor de ração, confirmando que a cidade contempla todos os elos da cadeia produtiva da piscicultura na atividade que gera 80% dos empregos na cidade.

Com um grande apoio do Sistema Ocemg, o programa foi estruturado como uma estratégia de posicionar a cooperativa como um agente promotor do desenvolvimento sustentável na região, tanto por meio da sua atuação direta, quanto pela influência no fortalecimento de outros setores socioeconômicos.

Sobre o Prêmio

Criado em 2007, o Prêmio José Costa tem como objetivo resgatar os valores do empresário e jornalista José Costa, fundador do Diário do Comércio, que sempre utilizou seu jornal como instrumento de mobilização para o desenvolvimento sob a ótica do bem comum e tornou-se referência na defesa do desenvolvimento socioeconômico de Minas Gerais.

O Prêmio reconhece indivíduos, empresas, órgãos ou iniciativas públicas e ONGs que contribuem para a construção de um mundo melhor, com práticas e ações alinhadas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), instituídos pela ONU, em 2015.

Mais informações: https://premiojosecosta.diariodocomercio.com.br