O Sicoob Aracoop realizou com sucesso, de forma presencial e virtual, a Assembleia Geral Extraordinária e Ordinária no dia 30/04 para apresentar os resultados do ano de 2020, eleição do conselho de administração, projetos em andamento, ações realizadas pela cooperativa, entre outros. Apresentada e transmitida diretamente do auditório Ramiro Rodrigues de Ávila Junior no Espaço Cooperativo Marco Aurélio Almada em Araguari, o encontro seguiu todos os critérios estabelecidos pela OMS, em decorrência da pandemia da COVID-19.

Sob a condução do presidente do Conselho de Administração, Ramiro Rodrigues de Ávila Junior, a Assembleia Extraordinária deliberou sobre alterações e acréscimo de artigo do Estatuto Social, tendo como destaque a mudança da razão social para Cooperativa de Crédito Aracoop Ltda – Sicoob Aracoop.

Durante a pauta da Assembleia Geral Ordinária, a diretoria executiva apresentou inicialmente um comparativo dos números de 2020 e 2019, evidenciando o cenário positivo da singular nos últimos anos. Os ativos totais tiveram um crescimento de 22%, fechando o ano em 1,35 bilhão de reais. E, evidenciando um dos exercícios mais nobres do cooperativismo, o Sicoob Aracoop retornou para os seus cooperados na forma de rateio de sobras e remuneração de capital social, o valor de 6,24 milhões de reais, representando um crescimento de 15% em relação ao exercício anterior. As contas do exercício de 2020 foram colocadas em votação e aprovadas por unanimidade pelos delegados. 

Na sequência foram apresentados os pareceres do conselho fiscal e relatórios da auditoria. De acordo com a auditoria da CNAC (Confederação Nacional de Auditoria Cooperativa), “as demonstrações contábeis referidas apresentaram adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira do Sicoob Aracoop em 31 de dezembro de 2020, o desempenho de suas operações e os seus fluxos de caixa para o exercício findo nessa data, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, aplicáveis às instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil”. Enfatizaram ainda, a transparência dos resultados, além das práticas reconhecidas de governança corporativa. 

A Assembleia Geral Ordinária deliberou também a eleição dos membros do conselho de administração para o mandato 2021/2025, aprovados por unanimidade pelos delegados, na qual, tomarão posse após homologação do Banco Central. Após aprovação de todos assuntos previstos no edital de convocação, a diretoria executiva apresentou outros assuntos de interesse geral, sem caráter deliberativo como: ganhos indiretos do cooperado, balanço social, projetos e campanhas realizadas pela cooperativa.

Estiveram presentes no auditório, o presidente do Conselho de Administração, Ramiro Rodrigues de Ávila Junior, o diretor de Negócios, André Luiz Cardoso e o assessor da diretoria executiva, Silvio Presley dos Reis, além de oito delegados. Já a diretora de Desenvolvimento, Andréia Aparecida de Ávila Alves Silva participou remotamente, assim como 30 delegados das demais regiões onde a cooperativa se faz presente. Os delegados representam os mais de 44 mil cooperados das 21 agências do Sicoob Aracoop.

A Diretora de Desenvolvimento, Andréia Aparecida de Ávila Alves Silva enalteceu a cooperativa pelos resultados alcançados em 2020. “Em um ano em que toda humanidade se submeteu a uma crise sanitária com viés econômico, o Sicoob Aracoop posicionou-se como instituição protagonista no enfrentamento da pandemia. A cooperativa comprometeu-se com seus cooperados por meio de um atendimento consultivo reforçando a oferta ao crédito, promovendo a capacitação e apoio ao cenário de transformação digital; firmou compromisso genuíno com seus funcionários por meio de adoção de rígidos protocolos de segurança e deixou sua marca em apoio à comunidade refletida em seu pujante balanço social que contribuiu com a qualidade de vida de tantas famílias em estado de vulnerabilidade social. Apresentar resultados financeiros tão sólidos que evidenciam a solidez da cooperativa e ao mesmo tempo, gerando prosperidade aos cooperados e fortalecimento da comunidade é com toda certeza, a demonstração de que a cooperação é o remédio para a nova economia. Em 2021, o Sicoob Aracoop continuará investindo em seu ativo mais importante: as pessoas, por meio da profissionalização, capacitação e inovação, oferecendo aos cooperados, produtos e serviços inclusivos, atratividade ao ingresso dos jovens ao cooperativismo, além dos programas de educação financeira e voluntariado em prol do desenvolvimento dos resultados econômicos e sociais, que promovam a sustentabilidade de toda sociedade”, comentou.

As demonstrações financeiras, relatórios de auditoria e pareceres estão disponíveis e pode ser acessado no site www.sicoobaracoop.com.br/exercicio-2020