Ramiro Rodrigues de Ávila Júnior


Aconteceu na última terça-feira, 1º de junho, a posse do Conselho de Administração do Sicoob Aracoop, de forma presencial e virtual, a partir da sua sede administrativa em Araguari. Foi empossado para o cargo de presidente do conselho administrativo: o fundador da cooperativa, Ramiro Rodrigues de Ávila Júnior e para vice-presidente, o também fundador, Sílvio Presley dos Reis do Conselho de Administração. 

Os conselheiros de administração eleitos em Assembleia Geral Ordinária do dia 30 de Abril tiveram seus nomes homologados pelo Banco Central do Brasil e, portanto, também tomaram posse, são eles: Alfeno de Almeida Filho, Elias Anacleto Nogueira, João Rodrigues de Melo Neto, Rodrigo Sudário Batista, Selma Carraro Arantes, Sônia Fátima Scharf de Almeida e Zênite Martins. 

O presidente reeleito Ramiro Rodrigues de Ávila Júnior é Formado em Administração de Empresas e MBA em Gestão de Cooperativismo de Crédito, Conselheiro de Administração do Sicoob Central Cecremge, membro do Conselho Fiscal Efetivo do Sescoop-MG e compõe o Conselho Deliberativo da CDL Araguari. O vice-presidente Sílvio Presley dos Reis é formado em Administração, possui MBA em Gestão de Cooperativismo de Crédito e especialização em varejo pela Fundação Dom Cabral. Atuou como Diretor de Coordenação e Administrativo da cooperativa desde sua fundação, é presidente do Sindcomércio e Actrim e CEO das redes Badião Supermercados e União Supermercados em Araguari.

Na ocasião, também foram eleitos os novos diretores executivos: Carlos Naves da Mota, formado em História e Contabilidade, cursando Psicologia, é um dos fundadores e atuou por anos no Conselho de Administração do Sicoob Aracoop. Com vasta experiência empresarial, ampla capacitação no cooperativismo, Carlos ocupará o cargo de Diretor de Riscos e Controles.

Alberto Wyuker Pedro será o Diretor de Operações da cooperativa. Atuando há mais de treze anos no Sicoob Aracoop, numa trajetória de estagiário, assistente, analista, gerente e supervisor da Unidade de Crédito, é graduado em Administração e Direito, especialista em Gestão de Cooperativas de Crédito e Direito Processual Civil, com certificação profissional ANBIMA séries 10 e 20 e ampla capacitação focada no mercado financeiro e liderança. 

Os demais e atuais membros da diretoria executiva são dirigentes certificados pela Fundação Getúlio Vargas. O Diretor de Negócios, André Luiz Cardoso é um dos fundadores da cooperativa com uma vasta experiência no ramo empresarial e rural, é técnico em agronegócio. A Diretora Administrativa e Desenvolvimento, Andréia Aparecida de Ávila Alves Silva, atua na cooperativa há 18 anos onde iniciou como estagiária e desde 2014, faz parte da diretoria executiva. É formada em sistemas de informação, possui MBA em Marketing, MBA em Gestão Financeira, Especialização em Metodologia de Ensino, Mestrado em Administração Estratégica e Doutoranda em Business com Enfoque em Educação Financeira. Com ampla capacitação na área de gestão cooperativista, é profissional certificada ANBIMA série 10, associada à ABEFIN- Associação Brasileira de Educadores Financeiros e Capitalismo Consciente.

Os diretores eleitos serão empossados após homologação dos seus nomes pelo Banco Central do Brasil, os atuais diretores executivos permanecerão em seus cargos até a posse dos novos.

O Sicoob Aracoop apresenta resultados e indicadores financeiros sólidos e sustentáveis, é a maior cooperativa de crédito de livre admissão de Minas Gerais com 43 mil associados e 1,4 bilhões em ativos. Em sua trajetória de 22 anos, promove prosperidade financeira junto ao seus cooperados e comunidades. Segue os mais altos padrões de Governança Corporativa e Cooperativa, o que orientam todas as operações, incluindo os compromissos éticos assumidos por toda a sua equipe profissional. A governança se apoia nos princípios: Transparência, prestação de conta e responsabilidade corporativa. 

Tem como Visão: “Ser reconhecida na nossa área de atuação como a principal instituição financeira, com solidez e credibilidade, propulsora do desenvolvimento econômico e social dos associados”, Missão: “Gerar soluções financeiras adequadas e sustentáveis, por meio do cooperativismo, aos associados e às suas comunidades” e Valores: “Profissionalismo; Credibilidade; Transparência; Honestidade; Ética; Comprometimento; Responsabilidade; Respeito e Igualdade”.